Pages

Exercicios

Veja os exercícios resolvidos e aprenda como fazer!

Exercicios sobre função

Profa. Rosana G. S. Miskulin
  1. Sendo f(x) = x / (x+1), g(x) = x10 e h(x) = x +3
Escrever: f o g o h (x) =?

f o g o h (x) = f (g (h(x) ) ) = f ( g (x +3 ) ) =
f ( (x +3 ) 10 ) = (x +3 ) 10 / (x +3 ) 10 +1

  1. Sendo f(x) = x2 , g(x) = cosx e h(x) = x + 9
Escrever: f o g o h (x) = f (g (h(x) ) ) =
f ( g (x + 9 ) ) = f ( cós (x + 9) ) = [cós ( x + 9) ]2

  1. Sendo f(x) = x -7, g(x) = x2 e h(x) = x +3
Escrever: f (g(x) ) = f (x2) = x2-7
e f (g(2) ) = 4 - 7 = - 3

  1. Sendo f(x) = x + 5, g(x) = x2 - 3, calcular:

a) f (g(0) ) =
b) g (f(0) =
c) f(g(x)) =
d) g(f(x)) =
e) f(f(-5) ) =
f) g (g(2) ) =
g) f(f(x)) =
h) g(g(x) ) =

Solução:

a) f(g(0))
g(x) = x2 – 3, portanto g(0) = 0 - 3 = -3 e f(x) = x + 5, portanto
f(g(0)) = f(-3) = -3 + 5 = 2

b) g(f(0))
f(0) = 0 + 5 = 5, portanto g(f(0)) = g(5) = 52 – 3 = 25 – 3 = 22

c) f(g(x))
g(x) = x2 – 3, portanto f(g(x)) = f(x2 – 3) = x2 – 3 + 5 = x2 + 2

d) g(f(x))
f(x) = x + 5, portanto g(f(x)) = g(x + 5) = (x + 5)2 – 3 = x2 + 10x + 25 – 3 = x2 + 10x + 22

e) f(f(-5))
f(-5) = x + 5 – 5 = 0, portanto f(f(-5)) = -5 + 5 + 5 = 5

f) g(g(2))
g(2) = 22 – 3 = 4 – 3 = 1, portanto g(g(2)) = g(1) = 12 – 3 = 1 – 3 = -2

g) f(f(x))
f(x) = x + 5, portanto f(f(x)) = f(x + 5) = x + 5 + 5 = x + 10

h) g(g(x))
g(x) = x2 – 3, portanto g(g(x)) = g(x2 – 3) = (x2 – 3)2 – 3 = x4 – 6x2 + 9 – 3 = x4 – 6x2 + 6

5) Sendo f(x) = x -1, g(x) = 1 / (x+1)
Escrever: a) f (g(x) ) = f(1 / (x+1) ) = 1 / (x+1) -1

b) f (g(1/2) )= 1 / [(x+1) -1] = 1 / (1/2+1)= -1/3

c) g( f (x) ) = g (x -1) =1 / [(x -1)+1] =
1 / x -1+1 = 1/x

d) g( f (2) ) =1/2

e) f (f (x) ) = f(x -1) = (x -1) -1 = x -2
f) g ( g (2) ) = g [1 / (x+1) ] = 1 / ([1 / (x+1)]+1) =(x+1) / ( x+2) = 3/4

  1. f ( f(2) ) = x -2 = 0

6) Encontrar o coeficiente angular e o coeficiente linear da reta: 8x + 5y = 20. Represente a reta gráficamente.

5y = 20 - 8x y = (20 - 8x) / 5 y = 20/5 – 8/5x
y = 4 - 8/5x ou y = - 8/5x + 4
m = -8/5 e b = 4

7) Escrever uma equação para a reta que passa pelo ponto (-1, -3) e que seja :

  1. paralela à reta L: y = 3x - 4
  2. perpendicular à reta L: y = 3x – 4

  1. ponto (-1, -3) e paralela à reta L: y = 3x - 4
(m = 3)
y – y1 = m (x- x1 ) y + 3 = 3 ( x +1) y + 3 = 3x +3 y = 3x + 3 -3 y = 3x

  1. ponto (-1, -3) e perpendicular à reta ( m = -1/3)
L: y = 3x – 4

y – y1 = m (x- x1 ) y + 3 = -1/3 ( x +1)
y + 3 = -1/3 x - 1/3 y = -1/3x - 1/3 - 3
y = -1/3x -10/3

8) Escrever uma equação para a reta que passa por P que é:

  1. paralela à L e
  2. perpendicular à L

  1. P (0, 0 ) e L: y = -x + 2
  2. P ( -2, 2) e L: 2x + y = 4

a) P (0, 0 ) e L: y = -x + 2

i) paralela à L: y = -x + 2
a) P (0, 0 ) e L: y = -x + 2 (m = -1)
y – y1 = m ( x-x1)
y – 0 = -1 ( x – 0) y = -x

ii) perpendicular à L ( m= 1)
y – y1 = m ( x-x1)
y – 0 = 1 ( x – 0) y = x

  1. P( -2, 2) e L: 2x + y = 4y = 4 – 2x ou y = -2x +4

  1. paralela à L ( m = -2)
y – y1 = m ( x-x1)
y – 2 = -2 ( x – 0) y-2 = -2x y = -2x +2
ii) perpendicular à L (m = +1/2)

y – y1 = m ( x-x1)
y – 2 = +1/2 ( x – 0) y-2 = +1/2x
y = +1/2x + 2

9) Dizer se a função é par ou impar?

  1. f(x) = 3 f é constante

f(-x) = 3 logo f(x) = f(-x) f é par

b) f(x) = x -5
f(-x) = (-x) -5 = 1/ (-x) 5 = 1/ -x5 = - x -5
logo f(-x) = - f(x) , logo f é impar.

10) Dizer se a função é par ou impar?
a) y = x2 +1
f(-x) = (-x)2 +1 x2 +1 = f(x) f é par

  1. y = x2 +x
f(-x) = (-x)2 +(-x) x2 - x = f(x) f não é par e nem impar

11) Dizer se a função é par ou impar?

  1. g(x) = x3 +x
g ( -x) = (-x) 3 + (-x) = -x3 –x = -( x3 +x) = - g(x)
f é impar
  1. g(x) = x4 – 3x2 – 1
  2. g(-x) = (-x) 4 – 3 (-x) 2 -1 = x4 - 3 . x2 -1 = g(x)
f é par

12) Dizer se a função é par ou impar?

  1. h(t) = 1 / (t-1)
h(-t) = 1/ ( -t -1) = 1 [-(t+1) ] =
- [1 / (t+1) ] DIFERENTE DE - h(t). LOGO A FUNÇÃO NÃO É PAR E NEM ÍMPAR

  1. h(t) = | t3 |
h(-t) = | (-t) 3 | = | -t3 | = | t3 | = h(t)
f é par

13) Determinar a função inversa de y = 1/2x +1, expressando-a em função de x. Depois confira o seu resultado.

1)f(x) = y = 1/2x +1
2) y -1 = 1/2x x = [(y -1)] / ½ = 2y -2 x = 2y -2
3) trocar x por y f-1(x) y = 2x -2

f ( f-1(x) ) = f (2x -2) = x
f-1( f(x) ) = f-1(1/2x +1) = 2(1/2x +1) -2 = x

14) Determinar a função inversa de y = x2 expressando-a em função de x. Depois confira o seu resultado.
f(x) = x2
1)y = x2
2) x = raizq y
3) y = raizq x = f-1(x)
f ( f-1(x) ) = f (raizq x) = (raizq x)2 = x
f-1( f(x) ) = f-1(x2) = raizq x2 = x

15) Encontre uma fórmula para a função descrita e obtenha o seu domínio.

a) Expresse a área de um triângulo eqüilátero como uma função do comprimento de um dos seus lados.

Solução:

No triângulo eqüilátero de lado l a altura h é dada por: h = l sen 60º = l

Área do triângulo =

Uma vez que o lado de um triângulo não pode ser um número negativo, e não tem restrições de tamanho, o domínio é dado por


b) Um retângulo tem um perímetro de 20 m. Expresse a área do retângulo como uma função do comprimento de um dos seus lados.

Solução:
O perímetro mede 20m, portanto: 2x + 2y = 20 → x + y = 10 →
y = 10 – x

Uma vez que os lados do retângulo têm que ser um número positivo, 0 < x < 10

Área do retângulo = x.y = x.(10 – x) = -x2 + 10x


18) Um homem apara seu gramado toda quarta-feira à tarde. Esboce o gráfico da altura da grama como uma função do tempo no decorrer de um período de quatro semanas.

Para resolver este exercício temos que assumir algumas hipóteses: 1) O gramado é cortado sempre na mesma altura mínima. 2) Durante a semana que separa cada corte o gramado cresce sempre na mesma proporção, atingindo portanto a mesma altura máxima. 3) Vamos iniciar o gráfico no dia do corte, isto é, quarta feira.


19) Determine o domínio e a imagem de f(x) = 2 +

Solução: Para que a função esteja definida x – 1 ≥ 0, ou seja x ≥ 1, logo o domínio de f(x) = 2 + é x pertencente aos reais, tal que x ≥ 1. Uma vez que ≥ 0 a imagem de f(x) = 2 + é y pertencente aos reais, tal que y ≥ 2.


20) Determine o domínio de f(x) = (x + 1) / (x – 1)

Solução: A função acima não está definida para x = 1. Portanto seu domínio é x pertencente aos reais tal que x ≠ 1.

Exercícios sobre limites


Calcule os seguites limites abaixo:
 1-)
Resolução:
Obs:Substituindo por 2 diretamente na função fica 2*2-7*2+10/2*2-4= 4-14+10/4-4 = -10+10/4-4=0/0,isto no cálculo é chamado limite indeterminado que além de 0/0, infinto/infinito e -infinito/-infinito também são limites indeterminados, e portanto devese calcular o limte usando alguns artíficios algébricos como mostra-se na resolução do problema abaixo:   


 


2-)
 
Resolução:


3-)
 
Resolução:

Fonte: http://www.mtm.ufsc.br/~azeredo/calculos/Acalculo/x/listas/limites/limite.html




Exercicios sobre derivada


NO LIVRO DE HOWARD ANTON: CÁLCULO: um novo horizonte – Vol. 1 Páginas 186/187


Resolução / Explicação




RESOLUÇÃO;

F’(1) = ?
F’(3)= ?
F’(5) = ?
F’(6) = ?


f’(1) = ?
No ponto x =1 a reta tangente à curva y = f(x) é a reta VERMELHA. Identifique 2 pontos quaisquer que pertençam à reta tangente à curva y = f(x), no ponto x = 1.

Assim, os pontos são: (1,3 ) e (0, 1) . Então:

y-y1 = m (x-x1) m = y-y1 / (x-x1)

m = 1-3 / 0 -1 = 2 m = 2

f’(3) = ?
No ponto x =3 a reta tangente à curva y = f(x) é a reta AZUL. Identifique 2 pontos quaisquer que pertençam à reta tangente à curva y = f(x), no ponto x = 3.

Assim, os pontos são: (3, 6 ) e (6, 6) . Então:

y-y1 = m (x-x1) m = y-y1 / (x-x1)

m = 6 - 6 / 6 -3 = 0 / 3 m = 0


f’(5) = ?
No ponto x =5 a reta tangente à curva y = f(x) é a reta VERDE. Identifique 2 pontos quaisquer que pertençam à reta tangente à curva y = f(x), no ponto x = 5.

Assim, os pontos são: (5, 3 ) e (6, 1) . Então:

y-y1 = m (x-x1) m = y-y1 / (x-x1)

m = 1-3 / 6 -5 = -2 / 1 m = -2


f’(6) = ?
No ponto x =6 a reta tangente à curva y = f(x) é a reta ROSA FORTE. Identifique 2 pontos quaisquer que pertençam à reta tangente à curva y = f(x), no ponto x = 6.

Assim, os pontos são: (6, 1 ) e (5, 2) . Então:

y-y1 = m (x-x1) m = y-y1 / (x-x1)

m = 2-1 / 5 -6 = 1 / -1 m = -1




EXRECÍCIO 3 PARTE A)

A DERIVADA É IGUAL A INCLINAÇÃO DA RETA TANGENTE À CURVA, NO PONTO DESEJADO. PORTANTO, CALCULARIA A INCLINAÇÃO DA RETA TANGENTE À CURVA, NO PONTO a.



ATENÇÃO - EXERCÍCIO 3 B ( A LETRA B DESSE EXERCÍCIO NO LIVRO TEM UM PROBLEMA - O ENUNCIADO ESTÁ ERRADO O CERTO É

Y = 3X - 1

A EQUAÇÃO DA RETA TANGENTE AO GRÁFICO Y = F(X) NO PONTO (2,5) É Y = 3X-1, DETERMINE

F’(2) =? A DERIVADA NO PONTO 2????


y= f(x))

Y = 3x – 1
Como Y = 3x – 1 é a equação da reta tangente no ponto (2,5) pode-se concluir que f’(2) = 3 ( coeficiente angular da reta tangente = m )

Assim, somente olhando-se na equação da tangente e interpretando-a , conclui-se que: f’(2) = 3, que é o coeficiente angular da reta no ponto x = 2 e y = 5, no ponto (2,5).


EXERCÍCIO 4 -



Pelos dados do exercício tem –se que A RETA TANGENTE PASSA PELOS PONTOS: (-1, 3) E ( 0, 4)

O ponto ( -1, 3) é um ponto que pertence à reta tangente e à função, pois ele é o ponto de tangência da função com a reta tangente.

O ponto ( 0, 4) só pertence à reta tangente mas, não pertence à função.

Então tem-se no exercício 2 pontos que pertencem à reta tangente (-1, 3) E ( 0, 4) , aplica-se a fórmula e calcula-se a inclinação da reta tangente = m.

Assim, m = y-y1 / (x-x1) = 3 – 4 / -1 – 0 = -1 / -1 = +1, logo m = 1
Que é a inclinação da reta tangente, que é igual a derivada da função no ponto (-1,3) que é o ponto de tangência , onde a reta tangente tangencia a f(x) .
Então: f’(-1) = m = 1
(EM GERAL, PARA CADA PONTO DA FUNÇÃO TEM-SE UMA RETA TANGENTE DIFERENTE)


EXERCÍCIO 7 – 8 -



EXERCÍCIO 7

F(3) = -1 →A FUNÇÃO PASSA PELO PONTO (3, -1)
Como F’(3) = 5 ( a derivada no ponto x = 3 ) Conclui-se que A DERIVADA OU A INCLINAÇÃO DA EQUAÇÃO DA RETA TANGENTE à função y = f(x) no ponto (3, -1) é igual a 5, ou seja:
m =5

Sabe-se que: O ponto (3,-1) pertence à reta tangente e também pertence à f(x)

Portanto, a equação da reta tangente à função y = f(x) , no ponto (3,-1) é:

y-y1 = m (x-x1) y +1 = 5 ( x -3) y +1 = 5x – 15

y = 5x -15 -1
y = 5x - 16





EXERCÍCIO – 8 -


( -2, 3) pertence à função e também pertence à equação da reta tangente pois esse ponto é o ponto de tangência.
Sabe-se que f’(-2) = -4 = m inclinação da reta tangente coeficiente angular da reta tangente derivada da função no ponto ( -2, 3) (ponto de tangência).

Então: como f’(-2 ) = -4 tem-se que: m = -4

E como f(-2) = 3 tem-se que o ponto (-2, 3) pertence à equação da reta tangente e também pertence à função. Aplicando-se a fórmula, tem-se que:

y-y1 = m (x-x1) y – 3 = -4 ( x +2) y = -4x - 8 +3

y = -4x -5




EXERCÍCIO – 9- RESPOSTA:

Y = 18X – 27

EXERCÍCIO – 10- RESPOSTA:

Y = 3X -4

EXERCÍCIO –11- RESPOSTA:

Y = 0 ( É O PRÓPRIO EIXO X)

EXERCÍCIO – 12 -RESPOSTA:

Y = 6X +5

EXERCÍCIO – 13- RESPOSTA:

Y = 1 / 6 X + 5 /3

EXERCÍCIO – 14- RESPOSTA:

Y – 16 = -32 (X + 2)

EXERCÍCIO – 15 - RESPOSTA:

-1 / X2


EXERCÍCIO – 16- RESPOSTA:

-2X / X4

EXERCÍCIO – 17 - RESPOSTA: 2AX

EXERCÍCIO – 18- RESPOSTA:

- 1 / (X +1)2

EXERCÍCIO – 19 - RESPOSTA: -1/2 . X -3/2


0 comentários:

Postar um comentário